11/09/2024
O bom momento da economia brasileira, com a alta do Produto Interno Bruto (PIB) e o recorde na criação de empregos, tem estimulado os resultados positivos em diversos segmentos de atividade, incluindo o de franquias. De janeiro a junho deste ano, o setor já faturou R$ 121, 8 bilhões – o que representa uma alta de 15,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. No segundo trimestre, a alta foi de 12,8%. Os maiores destaques foram para as áreas de saúde, beleza, bem-estar, alimentação e casa e construção.
“O mercado de franquia segue em alta no Brasil e tem se mostrado como uma opção atrativa de inclusão empreendedora, prevalecendo um número considerável de pequenos negócios. Os dados apresentados pela ABF vão ao encontro dos indicadores de crescimento do varejo e dos serviços, com a retomada do emprego e estabilidade do quadro macroeconômico e, ainda, com a capacidade deste modelo de negócios em se adaptar às exigências do mercado. Mas é importante que esses empreendedores e potenciais empresários tenham o conhecimento adequado e as ferramentas necessárias para empreender”, destaca a analista de Competitividade do Sebrae Karen Sitta.
A analista do Sebrae ressalta que as atividades de alimentação, saúde, beleza e bem-estar já vinham numa escala crescente de faturamento, relacionadas com a retomada dos setores, a continuidade das vendas por delivery e o surgimento de novos modelos de negócios. Ela aponta que para alcançar os resultados esperados é necessário conquistar habilidades que vão além do processo de vendas e existem conhecimentos e habilidades que precisam ser adquiridas e treinadas.
“Normalmente, quem adquire uma franquia são empreendedores que buscam por modelos de negócios já prontos e muitas vezes consolidados. Mas, não basta escolher as franquias mais lucrativas ou reconhecidas. Deve-se fazer uma análise cuidadosa do modelo de negócio para verificar a compatibilidade dele com o perfil do empreendedor”, comentou Karen. “Além de analisar a viabilidade econômico-financeira do negócio, é recomendável avaliar a afinidade com o ramo de negócio e com a marca. Entender minimamente do segmento que deseja atuar”, aconselha a analista.
Geração de emprego
A pesquisa da ABF também apontou que o setor tem contribuído para a geração de empregos no país. O número de trabalhadores nas franquias cresceu 3,85% no segundo trimestre deste ano em comparação com o trimestre anterior. Neste mesmo período foram abertas 4,3% mais franquias, totalizando 183,1 mil operações.
Parceria
O Sebrae tem como desafio transformar a realidade dos pequenos negócios, impulsionando a capacidade de realizar vendas e negócios, promovendo o crescimento e o seu desenvolvimento. Neste sentido, o Sebrae e a ABF uniram esforços para fortalecer e agregar valor aos pequenos negócios que atuam no universo do Franchising, seja ele franqueador, franqueado ou potencial franqueado.