17/06/2021

Pix: nova rodada do auxílio emergencial estimulou uso da ferramenta

Um levantamento feito pela conta digital Neon mostrou que o Pix avançou entre os brasileiros que receberam a nova rodada do auxílio emergencial. Os dados mostram que o método foi usado por 85% dos clientes da empresa em movimentações de dinheiro feitas entre 6 de abril e 2 de junho deste ano.

O cartão de crédito ou débito aparece em segundo lugar (83%). Mais de 40% pagaram contas por boleto, 31% recarregaram o celular e 16% investiram parte do dinheiro.

A Neon também identificou que o benefício foi gasto principalmente em compras no supermercado (65%). Em seguida, aparecem: 

  • serviços por assinatura
  • bares e restaurantes
  • transporte 
  • saúde

Os clientes também gastaram, mas em menor quantidade, com vestuário, moradia, lazer e cuidados pessoais.

Adesão do Pix

Um estudo feito pela Capterra, plataforma de busca e comparação de softwares, que investigou a adoção do sistema PIX no Brasil, apontou que o número de adeptos à ferramenta pode aumentar nos próximos meses.

Segundo a pesquisa, 84% dos usuários disseram estar dispostos a alterar a forma de pagamento, tanto para compras online quanto em lojas físicas, caso descobrissem que o estabelecimento aceita pagamentos via PIX.

"Com esta perspectiva, é interessante que o varejo (online e físico) foque em ampliar sua oferta de sistemas de pagamentos para suprir as demandas que surgem com o lançamento de novos métodos, entre eles o PIX", explica Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.

Atualmente, a maior parte dos usuários vincula sua chave PIX à sua conta-corrente (66%) e usa o sistema de pagamento instantâneo de 1 a 4 vezes por mês (51%). 

Voltar